Seguidores

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Como fotografar?

Nada contra o Sol: Sempre dê uma volta em torno do que você quer fotografar, antes de apertar o botão. Repare de onde vem a luz do sol e se coloque a favor dela, jamais contra. A luz deve estar sempre atrás de você, ou ao seu lado, iluminando o que você quer fotografar. Se você fotografar contra a luz, vai criar um efeito de silhueta (Se essa for sua intenção, tudo bem.). Isso ocorre porque a máquina percebe onde há mais luz e se regula para essa intensidade. Daí, tudo o que for menos luminoso ficará escuro. Se não der para mudar de posição, tente contrabalançar o efeito usando o flash (sim, de dia mesmo!).

Flash não é holofote: Não tente retratar áreas grandes à noite. Verifique no manual a distância que seu flash agüenta e respeite-a, fotografando apenas o que está dentro desse limite. Se sua máquina tiver aquele dispositivo para corrigir olhos vermelhos, acione-o. Se não tiver, não deixe as pessoas olharem direto para você, para amenizar o efeito olhos de vampiro.Não adianta querer que aquela pequena lâmpada da máquina ilumine o ambiente inteiro. A luz dela só consegue clarear o primeiro plano, ou seja, uma área circular entre um e três metros. E só. Não adianta nada usar flash para fotografar paisagens. Mas, para retratar a turma no restaurante, resolve.

Sol demais faz mal: Das 10h às 15h, a luz do sol não é boa para fotografar: é muito clara e “dura”, como dizem os fotógrafos.Como a luz das 10h às 15h é muito clara, a máquina tende a fechar o diafragma, assim como a gente franze os olhos quando o sol está forte. Por isso, os tons claros escurecem. Para fotografar pessoas, essa hora também é péssima, porque produz sombras de cima, que enfeiam os rostos.

A diagonal é legal: Evite centralizar sempre o objeto da foto, o que fica monótono e pouco informativo. Se você colocar o objetivo num canto e organizar todo o resto numa linha diagonal, de um canto a outro, vai conseguir criar um efeito de perspectiva. E procure limpar o fundo. Ao fotografar uma pessoa com uma árvore atrás, cuide para que os galhos não pareçam chifres plantados na cabeça.

Nada de criar monstros: Fique sempre a uma distância mínima de 1,5 metro daquilo que quiser fotografar, mesmo que o manual diga que você pode chegar mais perto. E procure manter a câmera firme, numa posição paralela ao chão.Se você chegar muito perto, há um enorme risco de distorcer as formas da pessoa (ou do objeto) que você quer fotografar. Se você inclinar a máquina para baixo, vai achatar as pessoas: um adulto fotografado de cima fica do tamanho de uma criança. Já se incliná-la para cima, vai encompridar aquilo que está fotografando.

Um comentário: